A cocada guarda consigo toda riqueza cultural da nossa história. Iguaria africana, o doce chegou aqui junto com os negros escravizados que aproveitavam na receita o ingrediente muito abundante na Bahia: o coco. Símbolo de resistência cultural e religiosa, a cocada foi, para o povo negro que habitou esse país, uma forma de deixar a vida menos dura. Na caixa deste mês, tem cocada de maracujá cremoso da artesano para você.
Abril evidencia a luta, resistência e diversidade dos povos indígenas. Inspirada no Brasil brasileiro de seus sabores tradicionais e povos originários, a caixa de abril conta com a cuia feita de cabaça pelo coletivo de mulheres indígenas Sateré Mawé @amism_sataremawe, de Manaus (AM), como forma de apoiar e prestigiar a arte que carrega consigo tradição, ancestralidade e resistência.
A farofa da Fafá, apelido da Raphaele, já era famosa entre amigos e familiares. A receita de uma tia, que mistura proteína de soja, farinha de mandioca, a cebola e outros segredinhos, passou a fazer sucesso também com os clientes da marca Farofa Mágica, criada em 2020. É uma mistura perfeita de ingredientes naturais para entregar uma farofa ao mesmo tempo fofinha e crocante. A gente ama!
Essas delícias orgânicas e agroecológicas foram desenvolvidas pela @dumatutu , que faz o manejo da palmeira Juçara em Mangartiba, RJ. A espécie é nativa da mata Atlântica e está na lista de espécies ameaçadas de extinção, por causa da extração do seu palmito. No sítio, a galera Dumatutu produz o açaí Juçara e replanta novos indivíduos com os frutos resultantes da despolpa. Já a banana amadurece naturalmente e é plantada em agrofloresta junto com as Juçaras. Não tem adição de açúcar, nem conservante, a banana pura já é super docinha!!
A @jambuzada que surgiu em meio às brincadeiras do carnaval carioca, em 2016, quando os primos Rodrigo Cagnani e Eduardo Barreto começaram a hastear o seu estandarte vendendo as cachacinhas de jambu nos blocos e festas do Rio. O #jambu é uma planta muito comum na região Norte, usada na medicina e na culinária. As folhas e flores dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua, sendo também um estimulante do apetite.
Completando a nossa lista de delícias artesanais de abril: a banana passa da @dumatutu. É fruta cultivada, sem agrotóxico, em consórcio com o palmito Juçara em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Sabor docinho de solo recuperado com #agrofloresta? Temos!