Você já viu por aqui a Padaria e Cafeteria @paonossodeliciassolidarias, que foi inaugurada em 2019, no complexo da Associação São Vicente de Paulo, na Tijuca. O espaço foi criado para captar recursos, através da venda de produtos, para a manutenção dos projetos sociais da Companhia das Filhas da Caridade. O lucro do trabalho é revertido para a redução de custos com os alimentos comprados para abastecer o Hospital São Vicente de Paulo. Na caixa de maio você recebe um pouco de cada especialidade da padaria: ciabatta, mini pão italiano e brioches variados.
Em 2015 a IGR artes iniciou um projeto unindo dois conhecimentos: uma breve experiência no ramo do artesanato, principal atividade da cidade de Prados, em Minas Gerais, e a formação na área da tecnologia da informação , criando assim a primeira loja virtual. Com o passar do tempo, tudo foi evoluindo: meios de fabricação, produtos e parceiros. A equipe e a vontade de crescer acompanhou esse crescimento. Hoje são 8 pessoas que cuidam da preparação da madeira, do aço e dos tecidos e costura. O coador de café foi o item escolhido por nós para a caixa de maio.
Essa marca de produtos em cobre foi fundada em maio de 2001, na cidade de Formiga, Minas Gerais. A Artesanato Líder é uma marca local consolidada nos segmentos de utensílios domésticos e decoração. Na caixa artesano de maio, a tão tradicional canequinha esmaltada é o par perfeito do coador de madeira. Além de útil, é uma fofura para decorar a sua cozinha.
A Sabor de Minas, marca artesanal da produtora mineira Andrea, surgiu em 2015 como uma alternativa ao desemprego. Ela, que já dominava a receita tradicional, apostou no produto para conquistar o mercado consumidor para além das fronteiras do estado. E foi exatamente o que aconteceu. Hoje, não só ela, mas toda a sua família vivem desse trabalho totalmente manual e caseiro, que cai bem demais acompanhado de um cafézinho. Só tome cuidado, porque depois da primeira rosquinha (como chamam por lá) vai uma atrás da outra.
Esses produtores apostaram em um ingrediente raro é muito valorizado no mercado de pescados: a truta. Além da sua dificuldade de criação devido às necessidades específicas com a qualidade e temperatura da água, a truta também é muito reconhecida pelo sabor familiar ao do salmão. Fugindo dos itens mais tradicionais do Sul de Minas Gerais como as geleias e antepastos, apostaram na combinação de truta, mandioca e homus - sem lactose, amido, glúten e sem conservantes. A pastinha acompanha perfeitamente pães, massas, saladas, queijo desidratado até churrasco. E aí, como vai combinar a sua?