A Padaria e Cafeteria @paonossodeliciassolidarias foi inaugurada em 2019, no complexo da Associação São Vicente de Paulo, na Tijuca. O espaço foi criado para captar recursos, através da venda de produtos, para a manutenção dos projetos sociais da Companhia das Filhas da Caridade. Além de reduzir custos com os alimentos comprados para abastecer o Hospital São Vicente de Paulo e as casas das Irmãs idosas, a padaria passou a produzir para consumo interno e na cafeteria, com espaço superagradável e aberto ao público. O cardápio diverso inclui pães, chás, sucos, sanduíches e biscoitos, como os da nossa caixa de fevereiro.
Gustavo e sua família decidiram viver uma vida imersa na natureza, tendo o cuidado com a terra como rotina, em Passa Três, região Sul Fluminense. Ele e a esposa cuidam da fazenda, que existe desde 1986 (dos animais, das verduras e legumes orgânicos) e dos filhos, produzindo itens deliciosos e supernaturais. O mel, produzido na sua vizinhança, recebe seu tratamento especial, antes de ser envasado. O produto escolhido pela nossa curadoria para compor a caixa desse mês é natural, sem aditivos e acompanhado de nada mais gostoso do que castanhas. É literalmente para se lambuzar! A Fazendinha da Madame entrega esse e outros produtos no RJ. Veja em: @fazendinhadamadame
Tudo aconteceu há mais de 30 anos com a necessidade de ter uma renda maior. O produtor Zé Divino desde pequeno tirava leite junto ao pai, em Piumhi (MG). Atento ao movimento de exportação de queijos para outras cidades do país, ele começou a fazer testes com leite dos vizinhos. Até acertar a massa do queijo, comprou em litros e coalhou na sua fazenda, com a ajuda de amigos e familiares. Notando que deu certo, começou a receber 400 litros de leite por dia, o que trouxe a necessidade de expandir. A fábrica reabriu maior, em 2014, vendendo 80 mil litros de leite por dia e fabricando diversos tipos de laticínios, incluindo queijos, requeijão e essa deliciosa manteiga, já com a administração de sua esposa. A história desses produtores é de muita luta e dedicação, com união da família. Nunca é só uma manteiga.
O produtor Achilles, de Minas Gerais, começou sua história na gastronomia fornecendo cafés de altíssima qualidade, há mais de 70 anos. Hoje, toda a dedicação de sua fábrica, com gestão familiar, é voltada para os doces 100% artesanais. Cada tacho de 15 quilos por vez é inacreditavelmente batido à mão, com colher de pau. Com cada vez menos açúcar (20%) e mais frutas selecionadas dos agricultores familiares da região, seus doces não têm adição de gelatina ou limão e nem mesmo os rótulos têm derivados de petróleo. Esse é um produto de pureza 100% (e de sabor também!). Apimentado e doce na medida certa, e ainda acompanha uma colher de pau artesanal.